“Li com extremo cuidado o texto de Cantos e Encantos.
Na minha condição de historiador, foi um passeio único, construído todo em cima de lembranças de textos antigos a respeito do processo de colonização e de ocupação das regiões periféricas de Joinville. De fato, um encanto. O livro, com suas fotos extraordinárias, nos leva, quase numa oração, a viagens inescrutáveis. Apreciei muito. Quero cumprimentar você e ao Jackson, pois nos cruzamos há muitos anos numa palestra sobre turismo, no Senac. Ele, então, apenas sonhava com um trabalho pela frente. E o fez, o livro é um belo atestado.
Quanto a você, muito além da sensibilidade, queria dizer que o livro é um documento único. Nada igual há na bibliografia sobre Joinville, mesmo estando já no ano 165 da nossa historia. Deve ser um prazer único. Sua disciplina, persistência, método e a forma como conduziu textos e fotos são merecedores do melhor elogio. E merecedor, ainda, de muitas leituras e outras tantas viagens. É, de fato, um livro de oração. Não para ler, para rezá-lo com metódica repetição. Em outra dimensão, se pode dizer, um clássico.
Está pronto um livro importante sobre a Joinville pouco conhecida, a dos cantos e encantos. Parabéns, um trabalho único, exclusivo e com arte e design únicos também.”
Apolinário Ternes