ROTEIRO QUER LEVAR MORADORES E TURISTAS A RECONHECER PRÉDIOS HISTÓRICOS DE JOINVILLE
Andar pelas ruas de cidade e reconhecer a riqueza do tempo. É o que pretende o “Roteiro Turístico, Arquitetônico e Cultural da Cidade de Joinville”, elaborado pela arquiteta e urbanista Rosana Barreto Martins, será lançado na quinta- feira, às 19h30, na Livrarias Curitiba do Shopping Mueller.
O trabalho de pesquisa, que relaciona 127 patrimônios e espaços culturais, será distribuído gratuitamente em mais de 50 pontos da cidade. Inicialmente, serão colocados à disposição de joinvilenses e visitantes 20 mil exemplares.
Como instrumento de valorização da memória material de Joinville, o roteiro, que tem como lema “Só se ama e se preserva o que se conhece”, permite que o cidadão local e o turista possam conhecer algumas construções de importância histórica para a cidade.
“O objetivo é que a pessoa possa sair sozinha com o roteiro em mãos, fazendo a visita por conta própria”, explica Rosana. A maioria dos prédios são ilustrados com fotos antigas e atuais que fazem o comparativo do estado de conservação desses imóveis.
Em escala real de localização, os patrimônios indicados são fruto de uma pesquisa acadêmica de pós-graduação que buscou evidenciar os bens patrimoniais tombados e em processo de tombamento na cidade.
No lançamento, Rosana vai contar sobre o processo de concepção do projeto até sua concretização, também citará os patrimônios demolidos desde a década de 1980. “Tenho várias imagens de prédios que deram lugar à outras construções. Num próximo trabalho, também pretendo abordar o que se perdeu”, afi rma.
O folheto traz no verso um texto em três idiomas – português, inglês e espanho. Intitulado “Caminhos da História”, o relato convida o cidadão local e o turista a passear com o material, identificando os patrimônios culturais através da paisagem e traçado urbano que conferiram forma, identidade, significados e símbolos, fruto de etnias que marcaram hábitos e costumes que se consolidou na memória local.
O Roteiro Turístico será veiculado na televisão (NET canal 3) nos próximos dias. Serão divulgados os locais de distribuição dos mapas e os patrocinadores do projeto.
Os mapas podem ser retirados a partir do final deste mês no Pórtico de Joinville, Portal do Turismo Eco-Rural/Pirabeiraba, museus, Casa da Memória, Arquivo Histórico, Galeria de Arte Victor Kursancew, Biblioteca Pública Rolf Colin, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, durante o Festival de Dança e também na Festa das Flores.
Cada biblioteca das escolas da rede pública municipal receberá um exemplar para consulta. Rosana pretende colocar em prática outros projetos relacionados à preservação patrimonial. Em breve, quer lançar o “Selo Amigo do Patrimônio”, para que as empresas possam tornar possível a ideia de sustentabilidade em relação aos prédios que guardam a história da região. A cada nova reimpressão do roteiro, a pesquisadora irá atualizar a lista de patrimônio reconhecidos pelo município.
Locais
No mapa, foram selecionados 127 imóveis do patrimônio de Joinville. Confira a lista no AN.com.br
Distribuição
Os folhetos passarão a ser distribuídos no final deste mês nos museus da cidade, Pórtico de Joinville, Escola do Teatro Bolshoi, patrocinadores, Biblioteca Pública, Galeria de Arte Victor Kursancew, Arquivo Histórico de Joinville e Pórtico Eco-rural de Pirabeiraba (Casa Krüger).